A Direção da Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis informa que vai realizar-se, nas nossas instalações, no próximo dia 1 de dezembro de 2021, às 15.30h, o lançamento nacional do livro de poesia "Pelas Margens do Tempo", da autoria de Maria Beatriz Ferreira.
A entrada é gratuita.
Biografia:
Maria Beatriz Ferreira nasceu em S. Pedro da Cova, Gondomar, Porto, em 1950. É casada e residente na Maia, área metropolitana do Porto.
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1983) e Mestre em Administração Pública, na área das Políticas Sociais, pela Universidade do Minho (1998).
Exerceu funções no Hospital de São João do Porto de 1970 a 2003, tendo-se aposentado com a categoria de Assessor Principal. Coordenou a formação profissional no que concerne ao Planeamento e Organização de Ações de formação profissional para os funcionários da instituição nomeadamente: administrativos, auxiliares e grupos multiprofissionais tanto na “Gestão e técnicas de Arquivo”, como nas mais diversas áreas administrativas.
Foi formadora nas mesmas áreas e na formação de formadores em diversos hospitais a nível nacional e, ainda, na cooperação com o Ministério da Saúde em São Tomé e Príncipe.
Foi professora convidada – entre 2003 e 2005 –na ESEIG, Instituto Politécnico do Porto, no curso de Ciências da Tecnologia da Comunicação e Informação - disciplina de Planeamento de Bibliotecas e Serviços de Documentação.
Dedica-se à escrita desde 1975; à fotografia desde sempre e à pintura numa fase já mais tardia de sua vida (2015). Fez-se representar nas três últimas edições “exposição” dos "alunos da classe de Pintura da Junta de Freguesia de Paranhos”.
Nas atividades de montanha foi um elemento ativo desde a década de 70, detentora do número 156 da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Publicações:
1975 – Reflexos
1978 – Despertar
2014 – Trinta anos de silêncio
2015 - Seis Ruas de inspiração (coautoria)
2016 – Vesti as palavras
- Dois sentires (coautoria)
2017 - Entre Murmúrios (coautoria)
- Qualquer vida poderá dar um filme
- Os meus sobrinhos e eu (Prosa)
2018 - Um braçado de Estrofes
2019 - Falar a cores
- DUALIDADES (Prosa) coautoria
2020 – Pés na Terra e Coração na Lua
2021 – As bolinhas de Pinkye Pie – coautoria Pelas Margens do Tempo.
Coletâneas e/ou Antologias:
2015 – Entre o sono e o sonho. Enigmas, Tempo Mágico, Utopias. Ser Mulher, O sonho em Poesia. Memórias esquecidas no Tempo, Somos instantes, Contos de Natal, Apenas Saudade, Agridoce
2016 – Jardim de Palavras, Um litro de lágrimas. Perdidamente, O silêncio de uma mulher. Décadas, Sensualidades, Sonho de Natal, Amantes da Poesia, Ó minha terra, onde eu nasci
2017 - Sopro de Poesia, Danados por escrever, Palavras de Cristal. Contos de Natal, Perdidamente II, Reticências, Espuma Sol e Pedras, Entrevistas e diversos autores.
- XXI Antologia da Associação Portuguesa de Poetas
2018 - Palavras de Cristal II, Perdidamente III, Poemarte, Amantes da Poesia, Criança, Poesia escondida, Mãe e Pai, XXII Antologia da Associação Portuguesa de Poetas, Amizade, Livro Aberto, Um arco-íris risonho, Sinfonia de Amor, Delírios de Verão
2019 - Mimos de Outubro, Elos da Língua Portuguesa, Delírios de Verão, XXIII Antologia da ASS. Portuguesa De Poetas, Sinfonia de Amor e Brisas de Outono e Espontâneos de Natal
2020 - Antologia III volume – Poetas Lusfofonos. Pandemia das Palavras, Conexões Atlânticas V, e a XXIV Ant. Ass. Portuguesa de Poetas. Livro Aberto 2020.
2021 – Coletânea Ass. Portuguesa Poetas – XXV. Brisas de Natal e Lugares e Palavras.