Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis

A Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis publicou vários tômos da Ul-Vária, sendo o último denominado Terras entre Douro e Vouga, que são livros constituídos por textos da autoria de vários autores.

Dr. Samuel de Bastos Oliveira

Samuel de Bastos Oliveira nasceu a 6 de janeiro de 1932 em Carregosa, Oliveira de Azeméis. Tirou o curso geral e complementar do Seminário do Porto. Tem uma Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Salamanca, uma Licenciatura em Filologia Românica pela Universidade do Porto e um Curso de Ciências Pedagógicas pela Universidade do Porto.

DR. SAMUEL DE BASTOS OLIVEIRA

Dr. António Amorim

António Leite de Oliveira Amorim nasceu a 20 de março de 1951 em Oliveira de Azeméis. Atividade repartida pelo ensino; animação cultural; artes plásticas e design, cinema e vídeo. Realizou pesquisas da obra e da vida do escritor Ferreira de Castro, publicando assim vários livros sobre o tema. 

Estudo, prática e ensino de disciplinas extremo-orientais tais como: Karaté, Tai-chi-chuan e Chi Kung.

TRANSP

Bartolomeu F. Rego

Bartolomeu Fonseca e Rego nasceu no ano de 1932 em Canelas, Estarreja. Iniciou a vida escolar no Seminário de Aveiro, que abandonou mais tarde, para frequentar o Colégio de Oliveira de Azeméis. Chegou a Úl, freguesia de Oliveira de Azeméis, no ano de 1949, para junto de seu tio, Padre António Maria Domingues da Fonseca. 

Com a idade de 84 anos, foi a sepultar em Ul, terra que amou e serviu delicadamente.

Fonte: "Correio de Azeméis", no dia 22 de fevereiro de 2016.

 

António Augusto Valente da Silva Mota

Nasceu em S. João da Madeira, a 9 de Agosto de 1949. Radicado em Nogueira do Cravo, Oliveira de Azeméis. Autodidata, desde cedo teve o fascínio pelas artes, tendo recebido o seu primeiro prémio em 1958 pelo trabalho em cortiça “Caravela” promovido pelo Ministério da Educação e em 1960 o prémio escolar Distrital de Aveiro guache s/ papel. A sua escola, tem sido visitar museus em Portugal e em vários países, onde conheceu obras dos grandes mestres. Tendo começado pelo desenho, pintura a óleo e aguarela, atualmente o produto da sua obra é quase exclusivamente da escultura. Além destas disciplinas desenvolve também outras como fotografia, etc…