A miniatura da máscara “Bem-aventurança”

É uma máscara decorativa, em miniatura, denominada “Bem-aventurança”. Inspirada na lendária arte da adivinhação da sorte, do azar e do destino, tem sido desenhada pelos fabricantes de máscaras com detalhe e criatividade para realçar as suas formas festivas e cores.
Num primeiro contato podemos pensar que a parte de maior destaque desta máscara é a sua confeção pomposa, assim como as suas formas exageradas e pretensiosas, mas se forem observadas em detalhe, as clássicas figuras e desenhos das cartas que a adornam, conclui-se que se trata de uma máscara atípica e diferente.
A “Bem-aventurança” é uma máscara própria das sabidas e astutas personagens secundárias que, durante a época medieval, ficavam agachadas nas recônditas esquinas das ruelas, ou das praças públicas, e após estender sobre o chão a sua desgastada capa, colocavam sobre ela os baralhos da sorte, e chamavam a atenção dos transeuntes para que se detivessem a escutar os mistérios do futuro.
Também é a máscara com que, em ocasiões, cobriam o rosto, os bobos vestidos de branco que se colocavam nas passagens das pontes, que cruzavam os canais, para exercitar com inigualável arte, a sua rica linguagem de sinais e gestos, na medida em que, sem falar palavra alguma, encantavam todos os que paravam para observá-los.
A farsa do bobo era muito curta e muito simples, exceto quando a “bauta”, a clássica máscara veneziana com a qual ocultavam seus rostos os grandes senhores e os nobres aristocratas, se encontrava presente.
Era muito comum que pessoas de todos os escalões sociais, e não só o povo simples, procurassem um motivo para os seus pesares e inquietudes. Quando viam a máscara “Bem-aventurança” nas ruas ou nas praças paravam para escutar as suas algaravias, pois pensavam que possivelmente fosse verdade tudo quanto diziam a respeito do destino, e que era certo que se podia conhecer os mistérios do futuro.
Esta máscara é uma miniatura feita em porcelana e pintada à mão. Tem 13cm alt. x 12,5cm larg. x 4cm prof. Faz parte da coleção “As mais belas Máscaras Venezianas… e de todo o Mundo” e está integrada no espólio da Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis.
Informações retiradas de: Fascículo nº18 da coleção “As mais belas máscaras venezianas… e de todo o mundo”, Peruzzo Y C, 2002.

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