A Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis informa que vai realizar-se, nas nossas instalações, a apresentação do livro "ABRAM-SE JANELAS À FRATERNIDADE E PAZ", de Manuel Armando Rodrigues Marques, dia 14 de dezembro de 2024, às 16h. A sessão de apresentação contará com momentos musicais de Rui Amorim.

Manuel Armando Rodrigues Marques nasceu a 6 de outubro de 1941, na aldeia de Vale-Maior, uma freguesia do concelho de Albergaria-a-Velha. É o oitavo filho (único rapaz) do casal Manuel Marques e Júlia Rodrigues. Depois de completar as quatro classes na Escola Primária local, fez exame de ingresso ao Seminário de Santa Joana Princesa de Aveiro, em 1952, tendo aí concluído os Estudos Preparatórios e Filosofia. Entrou, de seguida, no Seminário Maior dos Olivais, em Lisboa, onde cursou Teologia, durante quatro anos. Em 25 de Julho de 1965, na Sé de Aveiro, foi ordenado presbítero e iniciou a sua vida sacerdotal apostólica, como vigário coadjutor, na paróquia de Gafanha da Nazaré, donde transitou, no ano seguinte, para Águeda, acumulando aí os cargos de Coadjutor paroquial, Pároco de Castanheira do Vouga, Professor de Religião e Moral, na Escola Secundária e Capelão do Hospital da Misericórdia. Nesse mesmo período, deu o seu contributo ao Orfeão de Águeda e dele foi maestro durante dois anos. Volvidos mais quatro anos, rumou para a paróquia de Cacia. Nela trabalhou por um tempo de vinte anos. Em 1990 recebeu a responsabilidade pastoral das paróquias de Aguada de Baixo e Avelãs de Caminho, onde ainda permanece atualmente. Dentre as suas atividades, desenvolve também as artes de palco, com Carteira Profissional, nas vertentes da Magia e Hipnose teatral. Essa ocupação fê-lo chegar às mais diversas zonas do País e a muitos outros países, sobretudo, onde residem comunidades trabalhadoras de portugueses. Colabora em alguns Jornais e Revistas regionais para os quais escreve com regularidade.
Obras publicadas pelo autor: Em 2010 – “OS PÉS DE UM HOMEM NAS PEGADAS DE DEUS” – prosa e alguma poesia. (Já em segunda edição.) Trilogia, em poema, abrangendo os três anos da liturgia: 2011 – “DOMINGOS DE LUZ E POESIA” – Ano A, 2012 – “TEMPO COMUM NO OLHAR DA ESPERANÇA” – Ano B e 2013 – “A MÃO DO HOMEM NOS ACENOS DE DEUS” – Ano C. Em 2014 – “CRÓNICAS EXEMPLARES DE UM MUNDO CÃO” – prosa. Em 2015, nos 50 anos da Ordenação Sacerdotal, o livro de poemas “SOMOS O POEMA DE DEUS”. Em 2017, publica o livro de poemas “CELEBRAR A VIDA NA BELEZA DE DEUS”, para observar a vida, os homens, a Natureza e o mundo numa dimensão interior espiritual e humana. Em 2019, edita mais uma série de poemas a que dá o título “O MEU ANJO NÃO PERDEU AS ASAS”. Em 2022: “NOVAS CRÓNICAS EXEMPLARES DE UM MUNDO CÃO”. Ainda em 2022, o livro de poemas “É URGENTE CANTAR A VIDA”. Em 2023, surge mais este livro de poemas “ABRAM-SE JANELAS À FRATERNIDADE E PAZ”.

Contamos com a vossa presença.