João de Oliveira Ramalho nasceu em Oliveira de Azeméis, a 13 de janeiro de 1917. Frequentou a Escola de Artes de Ofícios e aí desenvolveu o seu gosto pelo desenho. O seu percurso artístico foi sempre simultâneo à sua profissão de funcionário notarial.
Tendo iniciado a realização de trabalhos publicitários, nos anos 40, com a criação de diapositivos para publicidade em cinema, os seus trabalhos foram mais além e ao longo dos tempos foi autor de calendários, cartazes publicitários, cartazes festivos, logótipos, rótulos e etiquetas.
Oliveirense convicto foi autor das medalhas comemorativas dos 75 anos da Fundação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, do Grupo Folclórico de Cidacos e da medalha de Elevação da Cidade de Oliveira de Azeméis.
Foi um Homem de ação, fez parte de diversas associações, entre as quais, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, onde permaneceu 50 anos, e Membro da Comissão de Melhoramentos do Parque de La Salette.
Do seu sentido de missão à terra fez nascer o Jornal “ A Voz de Azeméis”, em 1970, nunca deixando de utilizar a sua habilidade artística para a ilustração de notícias.
Veio a falecer, na mesma cidade onde nasceu, a 27 de janeiro de 1998.