A palmatória

Chama-se «palmatória» a uma candeia ou castiçal portátil, em forma de prato, com uma pequena asa e suporte para uma vela.
Antigamente, as pessoas usavam este utensílio para iluminar as várias divisões da casa enquanto se movimentavam através das mesmas.
Esta palmatória foi doada à Casa-Museu Regional por Maria de Fátima Teixeira Lopes da Silva.