Desenho “La Salette I”, de Matos Barbosa
Este desenho faz referência à Capela de Nossa Senhora de La Salette, que se situa no Parque de La Salette, projetado por Jerónimo Monteiro da Costa, em Oliveira de Azeméis. O templo, de cunho neomedieval, é dedicado à Nossa Senhora de La Salette e foi edificado nos princípios do século XX por António Correia da Silva (projeto de arquitetura), Henrique Moreira (escultura da fachada) e Ricardo Leone (vitrais).
A construção da Capela da La Salette remonta o ano de 1870. Nesta data, o país era assolado por uma terrível seca. Oliveira de Azeméis não foi exceção e também teve dificuldades com a escassez de água. Então, em 5 de julho desse ano, decidiu-se fazer uma procissão com o Santo Cristo até ao Monte Crasto, a fim de pedir chuva. Na verdade, a procissão chegou ao local e nesse instante começou a chover copiosamente e, parecendo a todos um facto milagroso, o Abade João José Correia dos Santos propôs a construção de uma capela naquele local, sob a invocação de Nossa Senhora de La Salette. Encomendaram-se as imagens e iniciou-se a construção da capela. As imagens chegaram em 1875, ficando na Igreja Matriz, e passados cinco anos foram transladadas para a capela, que então fora concluída.
Foi no ano de 1909 que se iniciou a construção do atual Parque de La Salette, sob a chefia de Jerónimo Monteiro da Costa, diretor dos Jardins Municipais do Porto.
Em 1913 começou a pensar-se na construção de uma nova capela, pois aquela tornava-se demasiado pequena. Iniciaram-se novas obras dez anos depois e, atualmente existe um templo mais largo, funcional, de um gótico revivalista e recheado com belos vitrais e uma rosácea. Quando a Comissão Patriótica Oliveirense se organizou em 1909 e “meteu mãos à obra” para transformar num parque o árido e inóspito Monte dos Crastos, tomou também conta da capelinha que aí existia desde 1880, consagrada à Nossa Senhora de La Salette.
A festa concelhia em honra de N.ª S.ª de La Salette tem início no 1º domingo de agosto, com uma enorme procissão de Velas com a imagem de N.ª S.ª de La Salette, do Santuário de La-Salette para a Igreja Matriz. Termina no 2º domingo, com a “Procissão do Triunfo”, que aglutina irmandades de todas as paróquias da Vigararia de Oliveira de Azeméis, transportando a imagem no percurso inverso, de regresso ao Santuário. Esta Procissão atrai multidões.
A obra aqui exposta é um desenho da autoria de Matos Barbosa, intitulado La-Salette I, executado em 1999, e faz parte do espólio da Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis.
(Informações retiradas de: http://www.cm-oaz.pt/)


