Dia Internacional dos Museus

   Em 2018 o tema proposto para assinalar a data, comemorada a 18 de Maio, pelo ICOM Portugal (Internacional Council of Museums), foi “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.
Dando seguimento ao que vem sendo a prática da Casa-Museu nos últimos anos, quisemos assinalar a data… e de que forma o poderíamos fazer, alcançando novos públicos e com novas abordagens? Desafiamos a LOBA.cx, uma agência na área da experiência de cliente, com sede em Oliveira de Azeméis, a visitar as nossas instalações e o resultado não poderia ser melhor. Aos nossos objetos do passado, os colaboradores deram uma nova vida, desenhando novos rótulos, propondo novos nomes, vendo-os de novas perspetivas, sempre com um desafio: e no futuro, como será?
Se o desafio à LOBA.cx não era expectável, então, por si só, foi já uma vitória. A Casa-Museu, além de ser um espaço de memórias do passado, é, sobretudo, um arquivo presente, para os oliveirenses e também para todos aqueles que trabalham e visitam o nosso concelho. Para que conheçam a nossa História e a usem como estímulo nas suas vidas. “Que o teu cérebro consciente comande o teu desejo de estar informado, de querer fazer parte, de querer partilhar e de ter entretenimento”, como sugeriu João Gaspar no seu manifesto pró-consciência do acesso à informação, nós acrescentamos: Que encontres esse estímulo numa visita à Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis.
À LOBA.cx, aos seus colaboradores, e em particular, ao Eng.º João Gaspar, o nosso mais sincero agradecimento pela colaboração nesta iniciativa, pelo empenho colocado nesta campanha, pelos desafios propostos e pela visão alargada que sempre proporcionam.
Abrimos uma nova porta na Casa-Museu. Uma porta que estará aberta para a LOBA.cx e para todas as outras instituições que queiram fazer parte desta Casa de todos os oliveirenses.
A reflexão desta campanha ficará para todos: E no futuro, como será?